quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CALA A BOCA, MÃEPAI!

Arte de Johann Friedrich Overbeck

Família é para provocar vexame.

Não importa a minha idade. Ainda hoje tem coisas que meu pai e minha mãe falam que ainda criam constrangimento. Eu fico encabulado, vermelho, com vontade de me esconder debaixo da mesa. É uma história da minha infância que não cansam de repetir para qualquer conhecido. Ou é uma indiscrição, tipo "Fabrício só parou de mamar aos 4 anos". Ou "tive que colocar pimenta para ele largar o bico".

A vontade é gritar: Cala a boca mãe! Cala a boca pai!

Família sempre diz algo que não queremos, que não precisava, que é chato e vergonhoso.

Tudo o que desejamos esquecer, enterrar, ocultar para os outros, a família lembra.

Enquanto os amigos passam nossa melhor versão, a família passa a nossa pior versão adiante.

Não tem o que fazer. Família boa, reunida, feliz é sempre delação premiada. É nossa indústria permanente de escândalos.

Ouça meu comentário na manhã dessa sexta-feira (13/02) na Rádio Gaúcha, programa Gaúcha Hoje, com Jocimar Farina e Kelly Matos:

Nenhum comentário: