segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AS FRAGILIDADES DO SEXO FORTE


Dois homens diante de dilemas afetivos e existenciais distintos são os protagonistas de Para que Servem os Homens, nova série do projeto Curtas Gaúchos, da RBS TV, que estreia no próximo sábado, dia 12 de outubro. A atração é baseada em textos de Fabrício Carpinejar, que foram roteirizados por Fabiano de Souza.

Com direção de Eduardo Wannmacher e Vicente Moreno, Para que Servem os Homens tem como protagonistas dois amigos inseparáveis que se aproximam dos 40 anos. Beto (personagem de Leonardo Machado) é casado e pai de duas filhas. Gabriel (vivido por Evandro Soldatelli) é um solteirão sempre às voltas com um novo romance.

– É um olhar geral sobre a obra do Carpinejar, sobre o espírito masculino. Algumas situações e diálogos foram transpostos para o roteiro, mas não seguem a lógica do texto original – diz Wannmacher.

Segundo o diretor, a livre adaptação captura o olhar e o universo de dois homens com vidas comuns e que expressam bons sentimento:

– A fragilidade contemporânea dos homens está lá, em contraposição à natureza forte das mulheres presentes no enredo. Igualmente, houve uma preocupação quanto à estética da série. O público vai perceber isso na fotografia, na arte e nas locações.

Para que Servem os Homens equilibra humor e romance, elementos sobre os quais os diretores regularam o tom de interpretação dos atores.

– Sabíamos que não era uma série caricata, com humor físico presente o tempo todo – explica Wannmacher. – Buscamos justamente equilibrar as cenas cômicas com momentos mais românticos, de maior diálogo, possibilitando desenhar mais os personagens e instigando mais os atores.

O elenco conta com a participação de Maria Carolina Ribeiro, Ana Maria Mainieri, Júlio Conte, Carla Cassapo, Luís Franke, Ana Sophia Krause, Charlie Severo, Carla Elgert e Aline Jones.

– Possivelmente, o maior acerto foi a escolha do Leo e do Evandro. Eles expressam de forma legítima a longa amizade e cumplicidade dos dois amigos, além das crises típicas dos homens de 40 anos. O elenco todo está muito bem e muito à vontade em cena.

– O Vicente me mostrou algumas comédias inglesas e americanas. Conversamos muito sobre diferentes formatos de TV contemporânea. Procuramos enxergar com os atores que havia de fato um texto mais sofisticado para uma teledramaturgia das 12h, com bons personagens e diálogos inteligentes e ágeis.

A trilha sonora tem músicas de nomes conhecidos da cena roqueira do Estado, como Irmãos Rocha!, Garotos da Rua, Frank Jorge, Yanto Laitano e Video Hits.

Para que Servem os Homens é uma realização da RBS TV em parceria com a Okna Produções.

Publicado em Zero Hora
Caderno TV Show, p.7
Porto Alegre (RS), 06/10/2013 Edição N° 17575 

Nenhum comentário: