sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TRÁFICO VERBAL

Arte de Yves Tanguy

Quais as expressões mais irritantes que escutamos dos outros? E que podem traficar uma ofensa.

1) "Você está melhor do que antes"
Não significa que gostou. É uma frase malandra. O que eu posso entender? Antes a pessoa estava horrível, agora está apenas ruim.

2) "Você é meu braço direito"
Tomaria cuidado com esse falso elogio. Ainda mais se quem diz é canhoto.

3) "Veja bem"
É arrogante, uma aula forçada. Veja bem é o equivalente a dizer: Seu idiota, você nunca aprende nada.

4) "Eu iria fazer uma surpresa"
E por que não fez? É um atestado de preguiça, de falta de vontade, não quis ter trabalho e manter o suspense.

5) "Ok"
Ok é uma palavra fria no amor, que traduz desapontamento. Funciona apenas no trabalho. Fora dele, é algo como "Cala a boca, não desejo mais falar do assunto".

6) "Você parece mais jovem"
Sim, é uma forma de avisar que a pessoa já é velha, por mais que se esconda na aparência.

7) "Meio-irmão"
Existe meio-pai, meia-mãe? Irmão é ou não é. Triste reduzir pela metade aquele que vive conosco.

8) "Me dá um beijo"
Beijo é interpretação de um momento. Não pode ser feito por liminar, ordem, licença. Beijo não se dá, se rouba. O melhor beijo é o roubado. Tanto que o casamento é a condenação perpétua pelos beijos roubados.

Acompanhe meu comentário na Rádio Gaúcha de sexta (3/2), no Programa Gaúcha Hoje:

6 comentários:

Nadine Granad disse...

Hahaha.. adoro!!!

Anônimo disse...

Que nada, Carpina! Tudo depende do tom. Neste caso, a forma manda no conteúdo. Veja bem!

Anônimo disse...

Eu também acredito que depende do tom em que se fala. Na questão do braço direito não precisa desconfiar, pois,dizer que alguém é meu braço direito significa apenas uma símbolo de agradecimento ou elogio e não algo ao pé da letra. E na questão do meio irmão, vai da forma em que cada família prefere. Mesmo que pareça não ser legal chamar de "meio" quem convive com a gente, vai da opinião de cada um!

De resto achei muito bacana o post!

Abraço!

Núbia Camilo disse...

Eu aumentaria a lista! Quando fazem o comentário do tipo: "ah mas ele tem um rosto tão lindo..." , então o resto pode jogar fora?? Desculpa, foi inevitável. ODEIO kkk

A Ex de Murphy disse...

Pra mim estão empatadas a 4, a 5 e a 8...
E se fosse somar à lista mais algumas que lembrei aqui, já peço licença pra fazer um post no meu próprio blog sobre o assunto!

Lari disse...

"Veja bem" - não gosto quando me falam isso. Me sinto como você escreveu: Seu idiota, você nunca aprende nada.

"Ok" - realmente quero dizer isso: não desejo mais falar do assunto! - qdo o falo para o meu marido.

Quanto ao "estar melhor do que antes" nem sempre entendo dessa maneira, de estar horrível antes e agora apenas ruim. Acho que todos nós temos a capacidade de sermos melhores, em todos os aspectos, físicos ou não.

Enfim, muito bom o post!
Sempre os leio, mas hoje criei coragem de comentar.